Gestores solicitam laudo após incidente no prédio da Sefaz
A secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), Adaida Barros, vai solicitar laudos técnicos ao Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL) e a empresa de engenharia responsável pelas obras do prédio-sede, sobre a situação do incidente que resultou na evacuação do edifício da Sefaz, na tarde da quarta-feira (30). Após a suspensão dos serviços na tarde de hoje, os trabalhos serão retomados normalmente na manhã desta quinta-feira (31).
O documento deve expor a situação de segurança quanto à permanência dos servidores no prédio durante a realização das obras. Fato que já foi avaliado durante o estudo prévio que autorizou os trabalhos no edifício.
Segundo o engenheiro elétrico da AC2 Engenharia, Álvaro Cintra, na avaliação feita após o princípio de incêndio ocorrido em um quadro de energia, foi constatado que o incidente foi provocado por um curto-circuito.
“O que ocorreu na tarde desta quarta-feira foi de fato um incidente provocado pelo desgaste do equipamento de energia. Porém, é importante ressaltar que o curto-circuito é algo que pode acontecer em qualquer local, ou com qualquer equipamento, seja novo ou antigo. E neste caso, este material de risco vem sendo substituído por equipamentos mais modernos e seguros”, expôs Cintra ao evidenciar que apesar do susto, a estrutura do prédio não oferece risco para os servidores e usuários.
Ao falar sobre o incidente a secretária-adjunta da Sefaz/AL, Adaida Barros, expôs que os trabalhos só foram mantidos no prédio, mesmo diante da reforma estrutural que o edifício vem passando, porque engenheiros de seguranças, assim como, os que são responsáveis pela obra, deram o aval que é seguro.
“A segurança dos servidores sempre foi uma preocupação desta gestão. Tanto, que só após 30 anos, diante da iniciativa desta gestão, o prédio da Sefaz passa por uma reforma geral para adequação das novas normas de engenharia e segurança. Obras são sinônimos de transtornos, mas essas dificuldades são passageiras. Portanto, tudo o que está sendo feito hoje é para melhorar a segurança e conforto de quem trabalha no prédio”, disse Adaida Barros.
OBRAS - O processo de reforma do prédio sede da Sefaz/AL tramita desde 2007, diante de burocracias legais. Está é a primeira reforma geral desde a construção do edifício, erguido há 30 anos. Com as obras avançadas, a estrutura possui hoje, segundo os engenheiros, aproximadamente, menos de 400 toneladas. Peso que foi subtraído após a retirada das brises e de maquinários do antigo ar-condicionado geral.
“Quero tranqüilizar os servidores porque o que ocorreu aqui foi um incidente. O prédio possui condições de segurança e estruturas adequadas para o funcionamento. E as intervenções que falta, estão sendo feitas durante as etapas da obra”, esclareceu Cintra.
Fonte: Ascom Sefaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário