sábado, 31 de agosto de 2013

Grupo tenta há 24 horas desencalhar baleia em Trairi, no litoral do Ceará


Uma tentativa de resgate de baleia no litoral Oeste do Ceará já dura 24 horas. A baleia da espécie jubarte encalhou na praia de Flecheiras, na cidade de Trairi às 7h de sexta-feira (30). Desde então uma equipe tenta retirar o animal do local.
A operação é coordenada pela ONG Aquasis, que realiza resgate de animais marinhos no litoral do Ceará. O coordenador de resgate da equipe Antônio Carlos Amância, afirma que aguarda um momento em que a altura da maré esteja favorável para desencalhar o animal, o que deve ocorrer por volta de 12h deste sábado (31).

Segundo Amâncio, o animal correr risco de morrer por exaustão, por isso a pressa em devolver a baleia para o mar. O biólogo explica que nesta época do ano é comum as baleias saírem dos polos para regiões mais quentes, como o Nordeste brasileira, para acasalar.
“Estamos elaborando uma logística para levar a baleia ao alto mar, estamos recebemos ajuda da população e devemos fazer a retirada dela com navios de pescadores”, diz o biólogo que faz a operação de retirada do animal da praia.
“Nessas viagens é comum algumas baleias se desorientarem, se perderem do grupo e encalhar nos litorais”, diz. A equipe retirou uma amostra de sangue do animal para checar as condições de saúde. “É possível que ela tenha vírus, bactérias, o exame só fica pronto em 15 dias. Até esperamos que ela já esteja no mar”, diz Amâncio.
A baleia encalhada no Trairi tem 9,5 metros e pesa cerca de 20 toneladas, segundo estimativa dos biólogos da Aquasis. Devido ao tamanho grande do animal, ele não poderá ser levado a cativeiro para receber cuidados e voltar ao habitat natural após recuperação.
Grupo tenta resgate de baleia desde às 7h de sexta-feira (Foto: Thieres Pinto/Arquivo pessoal)Grupo tenta resgate de baleia desde às 7h de sexta-feira (Foto: Thieres Pinto/Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário