terça-feira, 23 de abril de 2013

Polícia prende traficante que assistia sessões para matar presidente e vereador dentro de Câmara de Santa Rita


 O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rita, Joselito Carneiro de Morais (PTC), também estava marcado para morrer. Foi o que revelou nesta terça-feira (23) o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Eduardo Jorge. Ele disse ter a confissão de Diego da Silva Vieira (22) preso, na manhã desta segunda-feira (22), onze dias depois de ter fugido de uma delegacia.
Diego da Silva Vireira chegou a acompanhar em Santa Rita (distante 11 quilômetros de João Pessoa), de dentro da Câmara Municipal, algumas sessões ordinárias. Ele estaria disposto a matar a tiros os dois vereadores dentro da Câmara, segundo as investigações policiais.
O plenário da Câmara de Santa Rita é separada da área onde o público assiste as sessões por uma divisória de vidro. Nela está uma porta, por onde os parlamentares têm acesso ao plenário. Em alguns  casos, quando acaba a sessão, populares são autorizados a entrar no plenário e conversar com os vereadores.
Joselito é policial militar e foi eleito no ano passado com 1.419 votos. Já o vereador Farias obteve 1.609 votos. Ambos estão no primeiro mandato. 

A Polícia acredita que o presidente da Câmara de Santa Rita está sob ameaça por conta de sua atuação como policial, na região da Grande João Pessoa. “Na realidade, fontes iniciais dão conta que o cabo Joselito estava no serviço ativo na Rádio Patrulha, do serviço militar, e como uma pessoa muito atuante na áreas da segurança pública, devido a algumas ações repressivas um dos motivos teria sido esse”, disse coronel Jorge a rádio 98FM, em João Pessoa.. 
O acusado não tinha passagens pela Polícia. De acordo com o tenente coronel Eduardo Jorge, Diego não tem passagem pela polícia, mas comandava bocas de fumo na Grande João Pessoa, como também foi responsável por planejar a morte do vereador Severino Farias de França (PTC). O preso foi identificado pela PM da Paraíba como um chefe do tráfico de drogas em Goiana, na divisa entre Paraíba e Pernambuco; ele tem, em um dos braços, a tatuagem de uma carta de baralho o que, para a polícia, é um sinal de que comanda o tráfico.  
Diego chegou a ser reconhecido quando se passava por um eleitor que assistia a uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Rita. Os PMs conseguiram prendê-lo portando um revólver calibre 38. A princípio, o homem confessou estar na Câmara para matar o vereador Farias, que teria identificado por foto. Depois, confirmou que o vereador Nezinho também seria morto.
Na época, a polícia foi surpreendida quando três homens armados, em duas motos com placas frias, resgataram Diego de dentro de uma delegacia.
Nesta segunda-feira (22), o Serviço de Inteligência do 7º BPM recebeu informações de que o rapaz estaria no Mercado Central de João Pessoa; ao avistar as autoridades, Diego tentou fugir e houve perseguição, mas ele acabou preso nas proximidades do Tribunal de Justiça da Paraíba, na praça João Pessoa, Centro da capital. 
Durante entrevista ao programa Correio Debate da Rede Correio 98 FM, o major Benevides disse que não sabe ainda quais as razões que motivaram o acusado a tentar matar o parlamentar. A PM supõe que seria um assassinato sob encomenda.
Segundo o tenente coronel Eduardo Jorge, o jovem está detido e poderá responder por crimes de porte ilegal de armas, tráfico de entorpecentes, dano ao patrimônio público, desobediência, desacato e resistência à prisão.
Diego também é acusado de tráfico de drogas


Nenhum comentário:

Postar um comentário