quinta-feira, 18 de abril de 2013

Em AL: presos fazem necessidades fisiológicas em garrafas pet

Flávia Duarte
Ascom Sindpol/Arquivo
Situação na Delegacia Regional de União dos Palmares
Situação na Delegacia Regional de União dos Palmares
As constantes denúncias de violação de direitos humanos pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e pela Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol-AL) parecem ainda não terem surtido efeito para a cúpula de segurança pública do Estado. Na Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, devido à falta de estrutura e superlotação, os presos estão sendo obrigados a fazer as necessidades fisiológicas em garrafas pet.
Atualmente, a regional tem capacidade para 20 presos e mantém 56 custodiados em cinco celas. “Os espaços, construídos para alocar quatro detentos, não têm banheiro e não proporcionam as mínimas condições de higiene. O banheiro é em outro espaço e a quantidade de presos é muita, por isso eles acabam fazendo as necessidades fisiológicas em garrafas pet ou em qualquer outra embalagem”, denuncia um policial que pediu para não ser identificado.
Ainda segundo policiais da regional de Delmiro, a delegacia teria passado pelo que eles chamam de ‘maquiagem’, uma vez que tiveram o prédio pintado com a ajuda dos comerciantes da cidade.
A realidade seria a mesma em diversas outras delegacias de Alagoas. Segundo relatos do Sindpol e da Adepol, se encontram nas mesmas condições precárias as Delegacias Regionais de Penedo, União dos Palmares, Matriz do Camaragibe, Palmeira dos Índios, entre outras. As entidades cobram a interdição das unidades e melhores condições de trabalho.
Além da violação dos direitos humanos, a superlotação de presos em celas prejudica o trabalho de investigação da polícia judiciária.
Segundo a Delegacia Geral de Polícia Civil de Alagoas, algumas delegacias já passam por reforma com recursos próprios e a equipe técnica de planejamento da instituição realiza levantamento situacional em outras 12 delegacias de municípios pertencentes às diretorias de Polícia Judiciária das Áreas 1, 2 e 3, para que também recebam melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário