sexta-feira, 22 de março de 2013

Câncer de mama também atinge homens Apesar da doença chamar a atenção por ser registrada mais em mulheres, homens também podem ser vítimas do câncer de mama


Homens também podem ser vítimas do câncer de mama
Homens também podem ser vítimas do câncer de mama (Reprodução)
A preocupação com a saúde das mamas não deve ser uma prerrogativa apenas feminina.  O alerta é feito por médicos que apontam a necessidade dos homens também se preocuparem com o câncer de mama que, apesar de mais raro neles, também é uma ameaça real.
Apesar de ser uma doença que pode surgir em qualquer parte do corpo, o câncer afeta mais alguns órgãos do que outros, entre os mais visados estão o pulmão e a mama. Este último é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e também o mais comum entre as mulheres correspondendo a 22% dos novos casos a cada ano. Segundo dados do INCA, o câncer de mama totalizou 12.852 mortes no ano de 2010.
Ao contrário do que se pensa, o câncer de mama também afeta os homens, apesar de ser mais raro entre o sexo masculino. Dados provenientes do INCA apontam que a proporção entre homens e mulheres é de 1 caso masculino, para cada 100 casos femininos da doença.  Em relação à faixa etária em que essa doença se manifesta nos homens, geralmente é entre os 50 e os 60 anos que o câncer de mama masculino começa a aparecer.
Diferente de muitos casos de câncer mamário feminino, a doença é detectada na maioria das vezes em um estágio mais avançado nos homens. O principal motivo dessa demora no diagnóstico, segundo especialistas, é o preconceito, pela doença ter as mulheres como alvo na grande maioria das vezes, e a falta de conscientização sobre a importância dos exames de rotina.
Entre as principais causas dessa doença nos homens, estão as alterações genéticas, hormonais, alimentação rica em gorduras e excesso de álcool ingerido, além disso, o uso de anabolizantes ou de hormônios também são fatores importantes para o desenvolvimento dessa doença.  
O tratamento do câncer de mama no homem, assim como na mulher, depende do estágio em que o paciente se encontra, depois do autoexame e da mamografia, é efetuada a cirurgia para retirada da mama e, quando necessário, complementa-se com quimioterapia ou radioterapia.

No sexo feminino é possível realizar a reconstrução da mama, que pode ser feita com retalhos de tecidos e implante de prótese mamária. Nos homens essa reconstrução também é possível, afirma Dr. Alderson Luiz Pachecho, cirurgião plástico. “No homem, devido à sua anatomia torácica, não há necessidade de reconstrução do volume e as técnicas têm como objetivo o melhor resultado estético da região peitoral, o adequado posicionamento das cicatrizes finais e o fechamento da ferida cirúrgica”, explica o especialista.  
O médico também ressalta que, independente do sexo, as pessoas devem se autoexaminar para que possam identificar alguma irregularidade na mama, além disso, a prática deexercícios físicos juntamente a uma alimentação balanceada são os maiores aliados na prevenção dessa doença.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário