sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

IPVA de veículo usado tem redução de 7,8% em 2013


Os proprietários de veículos usados pagarão em média 7,8% a menos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2013. O deságio, que ficou acima do percentual de 2012, implicando valor mais baixo do imposto, leva em consideração o valor atual dos veículos no mercado nacional.
Segundo o gestor de IPVA da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/-L), José Eugênio Barros, a estimativa da redução do imposto em Alagoas pode variar de 5,2% a 30,9%. “Os veículos populares tendem a desvalorizar menos em comparação aos carros de luxo. Portanto, como a frota alagoana é constituída em sua maioria de veículos populares, a média do deságio ficou em 7,8%”, expôs Barros.
Nos próximos dias, a Sefaz-AL divulgará o cronograma de pagamento do IPVA 2013, que seguirá por mês, a ordem referente ao número final da placa do veículo. Ao receber boleto o contribuinte dono de veículo automotor poderá pagar o imposto em parcela única com desconto de 10%, ou o valor integral dividido em três parcelas.
A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A instituição, que presta serviços a 26 dos 27 Estados brasileiros, é a única do País a efetuar esses estudos de acordo com os critérios específicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O condutor que não quitar o IPVA até o prazo estabelecido diante de cada final de placa não poderá circular com o veículo. Caso seja flagrado circulando com o veículo, será multado e poderá ter o carro apreendido.
Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário