domingo, 27 de julho de 2014

Missa do Vaqueiro: um novo ponto de encontroNeste domingo, Câmara e Armando estarão, quase no mesmo horário, em uma das mais tradicionais festas do Sertão pernambucano

Thiago Neuenschwander - Diario de Pernambuco
Publicação: 27/07/2014 08:30 Atualização: 25/07/2014 23:27

Os candidatos ao governo do estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), e pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro (PTB), medirão suas respectivas popularidades hoje, em Serrita, quando ambos prestigiarão a 44ª Missa do Vaqueiro, uma das mais tradicionais festas do Sertão pernambucano. Com a intensificação da campanha, os encontros entre os dois devem se tornar mais constantes e, em alguns casos, inevitáveis daqui para frente, já que eventos desse porte servem de termômetro para medir a aceitação entre os eleitores.

O primeiro deles aconteceu há pouco mais de uma semana. Paulo, Armando e aliados circularam pela 15ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços de Serra Talhada (Exposerra). Como de praxe, foram cumprimentados, conversaram com os eleitores e procuraram mostrar confiança na vitória. Na última sexta-feira, os dois candidatos circularam nos pólos do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), antes de iniciar uma extensa agenda pelo interior durante o fim de semana.

O candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), disse não ver nenhum tipo de problema nesses encontros e que o importante é transmitir ao eleitor as ideias que podem contribuir para o crescimento do estado. “São eventos muito tranquilos, não há guerra de militâncias, nem nada deste tipo. Aproveitamos apenas para intensificar a campanha. É uma oportunidade de estarmos mais próximos da população”, explicou.

Festividades como o FIG e a Exposerra geralmente arregimentam lideranças de várias cidades próximas, o que facilita o trabalho dos candidatos de vincular suas imagens às dos líderes do interior. Hoje, por exemplo, o socialista deve tirar proveito da popularidade de seus aliados. Pelo menos nove dos dez prefeitos das cidades da região de Serrita apóiam a Frente Popular (Serrita, Salgueiro, Cabrobó, São José do Belmonte, Bodocó, Ouricuri, Ipubi, Trindade e Araripina). Apenas Exu tem um prefeito filiado ao PTB.

Até outubro, vários eventos similares estão no calendário. Esta semana, entre os dias 28 e 3 de agosto, acontece a 17ª edição da Corrida das Galinhas de São Bento do Una, festa que leva aproximadamente 50 mil pessoas por dia ao município do Agreste pernambucano e que certamente contará com a presença de Paulo e Armando. Além dela, várias outras, como o Festival de Cinema de Triunfo, a Festa da Renascença de Pesqueira, a Mimo e a Parada da Diversidade de Pernambuco, deverão ser prestigiadas pelos pleiteantes ao executivo estadual em busca de mais popularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário