Um plano de fuga dos detentos do Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo prisional Professor Aníbal Bruno, foi descoberto pelos agentes penitenciários de plantão na unidade na manhã desta sexta-feira. Cinco presos pretendiam fugir neste fim de semana, utilizando explosivos.
A detonação seria realizada do lado externo do presídio. Os agentes, que atuam no Serviço de Inteligência e na Gerência de Operações de Segurança, encontraram os artefatos no pavilhão E, onde estavam 302 presos recolhidos. Atualmente, existem mil detentos no Presídio Frei Damião de Bozzano.
A ação para fiscalizar a unidade contou com a participação de 100 agentes de segurança penitenciária e aconteceu na manhã desta sexta-feira. Além da desarticulação do plano de fuga, a vistoria resultou na apreensão de armas brancas, aparelhos celulares, bebidas artesanais, dentre outros materiais ilícitos.
Segundo a Secretaria de Ressocialização, os envolvidos no plano de fuga já estão sendo transferidos para outras unidades prisionais do Estado. Os nomes e os locais serão mantidos em sigilo por questão de segurança.
Regularmente, a Seres realizando vistorias em diversas unidades. Além disso, o reforço de 580 agentes penitenciários e o uso de equipamentos que utilizam tecnologia em prol da segurança, como detectores de metais e raio-x, têm conseguido evitar planos de fuga e a entrada de matérias ilícitos para dentro dos presídios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário