O esquema montado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para o carnaval este ano foi dividido em três eixos principais: atenção à saúde, vigilância e informação. Os números de reforço dos plantões médicos e o detalhamento de ações foi apresentado na manhã de hoje na sede da SES, na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, bairro do Bongi, no Recife.
No eixo da atenção à saúde haverá o reforço de mais 2.871 profissionais para monitorar os eventos, sendo 363 médicos, 714 enfermeiros, assistentes sócias, biomédicos, bioquímicos e farmacêuticos, 1.717 profissionais de nível médio como técnicos em enfermagem, radiologia e laboratório e 77 de nível elementar, como manutenção, maqueiros e serviços gerais.
Mais 115 leitos serão disponibilizados de retaguarda, incluindo 15 para alcoolismo no Hospital Padre Antônio Manoel. Haverá ainda reforço na escala da Central de Regulação, com mais oito médicos, 30 enfermeiros e 25 tele atendentes e pessoal administrativo.
O Hemope vai contar com mais oito médicos 18 enfermeiros e assistentes sociais, mais 138 técnicos de laboratório e de enfermagem. Haverá ainda atendimento 24 horas para mulheres vítimas de agressão moral, física e/ou sexual no Hospital Agamenon Magalhães (HAM).
A Vigilância Sanitária vai contar com mais 325 técnicos em vigilância epidemiológica e sanitária, mais 142 técnicos no Laboratório Central (Lacen) para a realização de exames de virologia e bromatologia, entre outros.
Além disso, serão distribuídos 200 mil preservativos, 200 mil bandanas, 200 mil porta camisinhas, cinco mil camisas e ainda cartazes e folders. A ouvidoria vai funcionar 24 horas durante os cinco dias pelo telefone 08002862828. O investimento total é de R$ 2.567,258,02.
Com informações da repórter Adaíra Sene
Nenhum comentário:
Postar um comentário