A paraibana atua no futsal paulista e participou da última Copa do Mundo da Fifa, realizada em novembro do ano passado, na Tailândia. E, como ela mesma disse, a honra de ganhar um prêmio desses é muito grande. "Ser a única mulher entre os dez árbitros indicados e a única entre os 39 profissionais de arbitragem na Copa é um grande feito. Sinal de que o trabalho feito nos últimos anos está rendendo", falou.
Renata Leite também confessou que conheceu Fernando Gutierrez durante o último Mundial e, assim, sabe que não há nenhum motivo para se lamentar de ter ficado atrás dele. "Assisti aos jogos em que ele apitou e aprendi a admirá-lo. Ele fez um excelente trabalho, e só não apitou a final, pois seu país iria disputá-lo. Foi extremamente merecido", elogiou.
A árbitra do Brasil ainda ressaltou a importância de um site realizar uma premiação como essa, principalmente para divulgar uma modalidade que ainda não tem o devido espaço na mídia e no mundo dos esportes. E Renata ainda confessou que sonha apitar uma Copa do Mundo de futsal feminino. "Espero que a entidade máxima do futebol e do futsal, a Fifa, olhe mais por esta modalidade", frisou.
Ainda restam os resultados de outras categorias da premiação para serem divulgados e em todas elas há brasileiros concorrendo. Até agora, a ala Vanessa, do Unochapecó e da Seleção Brasileira, ganhou o prêmio de melhor jogadora de futsal do mundo e o Tiago, também da Seleção, ficou em segundo lugar entre os melhores goleiros do planeta.
QUEM É RENATA LEITE
Renata Leite nasceu em Monteiro, na Paraíba, em 14 de maio de 1976. É filha de Solange Carmen Neves Leite e Valdemir Leite, e tem dois irmãos. Claudemir Neves Leite, funcionário do Banco do Brasil e bacharel em Direito, e Úrsula Patrícia Neves leite, psicóloga.
Renata é bacharelada em Administração de Empresas.
Formou-se árbitra de futsal em 1998, árbitra de beach soccer em 1999 e árbitra de futebol de campo em 2001. Embora sua especialidade seja futsal.
Em 2007 entrou para o quadro da FIFA de árbitros de Futsal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário