sábado, 19 de novembro de 2011

ESPORTES ;Náutico perde para o Boa, mas comemora acesso à Série A

19/11/2011 18h57 - Atualizado em 19/11/2011 21h05


Apesar da derrota por 2 a 1 em Minas, Timbu acaba beneficiado por derrotas de Bragantino e Vitória


Recife

 Agora não falta mais nada. Apesar da derrota por 2 a 1 para o Boa Esporte, neste sábado, em Varginha, o Náutico conseguiu matematicamente a classificação para a Série A do Brasileiro. Com 63 pontos, o Timbu acabou beneficiado pelas derrotas de Bragantino e Vitória. Já a equipe mineira foi a 56 pontos e ainda segue com esperanças de subir.
O time de Varginha abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo com Valdo. Seis minutos depois, Kieza empatou a partida, para festa dos 15 torcedores alvirrubros que compareceram ao estádio Dilzon Melo. Mas, aos 40 minutos do segundo tempo, Marques fez o gol da vitória.

O Náutico se despede da Série B contra a Ponte Preta, às 17h do próximo sábado, nos Aflitos. A partida servirá apenas para decidir quem será o vice-campeão, já que a Macaca também assegurou a vaga ao vencer o ABC por 2 a 1. No mesmo dia, o Boa Esporte encara o Duque de Caxias, no estádio Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro, apenas para cumprir tabela
No embate entre as duas melhores defesas, gols rápidos
O empate por 0 a 0 já garantia matematicamente o acesso e com isso o Náutico começou a partida de forma mais cautelosa. Tanto que a primeira bola que chegou à área do Boa Esporte só veio aos 9 minutos, quando Eduardo Ramos cobrou uma falta e o goleiro Luiz Henrique afastou de soco, sem grandes problemas.
E no confronto entre as duas equipes menos vazadas, tudo indicava que o gol iria demorar a aparecer. Mas, bastou apenas 15 minutos para a bola entrar na rede pela primeira vez. E foi a equipe mineira quem abriu o placar. Carlos Magno foi na linha de fundo e cruzou para a pequena área. Marlon não conseguiu cortar e Valdo apareceu na frente de Peter e só teve o trabalho de encostar para o gol.
Kieza empata e segue cada vez mais artilheiro
E seis minutos depois, para contrariar as estatísticas, veio o segundo gol. E o Náutico empatou a partida com o artilheiro da competição. Num lançamento do zagueiro Marlon, Kieza dominou no peito, ganhou do zagueiro Cassiano, invadiu a área e bateu para empatar a partida e chegar a 21 gols na competição.
Após o empate, o Timbu voltou a administrar o resultado e aos 37 minutos acabou tomando um susto. Valdo cruzou para a área, Marques desviou de cabeça e Gideão fez uma defesa espetacular, evitando o gol do Boa Esporte. Precisando do resultado, o técnico Nedo Xavier nem esperou o fim do primeiro tempo e aos 40 minutos tirou o volante Higo para a entrada do atacante Laércio.
Mas o lance anterior, despertou a equipe alvirrubra e aos 42 minutos Airton fez uma jogada de velocidade pela esquerda, invadiu a área e bateu rasteiro. O goleiro Luiz Henrique defendeu parcialmente e, na sobra, por pouco Kieza não alcançou para virar o jogo. Mas, o esforço do atacante seria em vão, pois o árbitro Felipe Duarte Varejão já havia anotado o impedimento.
Náutico volta sem pressa para o segundo tempo
“Enquanto houver chance, vamos acreditar”. Foi assim que o técnico do Boa Esporte resumiu a postura do time na volta para o segundo tempo. E foi o que aconteceu nos primeiros, quando a equipe mineira se lançou para o ataque. Como o gol não vinha, o técnico Nedo Xavier fez mais uma mudança com a saída do meio campo Carlos Magno para a entrada do atacante Maranhão.
Apesar da pressão mineira, a zaga alvirrubra se mostrou firme. E quanto não conseguiu parar o ataque adversário, acabou tirando vantagem da falta de pontaria. Com o ponto que precisava, o Náutico passou a retardar o jogo e só sair em contra-ataques. Tanto que aos 16 mitos o goleiro Gideão acabou tomando um cartão amarelo por demorar a cobrar um trio de meta. E a primeira finalização veio no minuto seguinte, numa jogada rápida pela esquerda de Rogério. O atacante timbu bateu e o goleiro da equipe mineira espalmou para afastar o lance.
Aos 22 minutos, Marques chegou muito perto de marcar. Ele recebeu na área, fez o giro em cima do zagueiro Ronaldo Alves, mas acabou pressionado na hora do chute e mandou para fora. O Timbu só voltou a chegar num lance de bola parada, mas sem perigo. Eduardo Ramos cobrou falta para a área, a zaga mineira cortou. Derley ficou com a sobra, mas acabou isolando o chute de fora da área.
Aos 36 minutos, o Boa foi para o tudo ou nada. Nedo Xavier tirou o volante Claudinei para a entrada do meia-atacante Marconi. E no minuto seguinte, numa jogada trabalhada, Marques recebeu na área e bateu colocado, tentando o ângulo esquerdo de Gideão, que apenas acompanhou ela sair pela linha de fundo.
Num contra-ataque veloz, o Timbu teve a chance de virar o placar, aos 37 minutos, mas Rogério acabou desperdiçando ao bater para fora. E de tanto pressionar, o Boa acabou chegando ao gol aos 40 minutos. Vando cruzou para a área, Laércio arrumou de cabeça e Marques bateu no canto esquerdo de Gideão. Apesar da derrota, o Náutico fez festa ao garantir a classificação. Isto porque, Bragantino e Vitória foram derrotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário