Os servidores da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) registraram por volta de 8h, desta sexta-feira (15), a apreensão de quatro caminhões que transportavam mais de 70 metros cúbicos de madeira ilegal. A ação foi executada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, na avenida Brasil, próximo à Ponte Rio Negro, bairro Compensa 2, na Zona Oeste.A madeira era transportada em quatro caminhões. Os veículos apreendidos foram um modelo Ford Cargo, cor prata, placas NOP 3174, com 11,45 metros cúbicos de madeira; um modelo Volks Worker, cor branca, placas JXV 7487, com 16,79 metros cúbicos; outro modelo Iveco, JXS 1151 e MMZ 0793, cor branca, com 21,93 m³ e um modelo Mercedez Benz 1620, cor azul placas NPA 9350, carregado com 20,33 m³. A carga dos veículos era composta por tábuas, pranchas, caibros e ripas.
As irregularidades verificadas pelas equipes policiais foram Documento de Origem Florestal (DOF) ausente ou vencido, quantidade de madeira acima do número informado no documento e problemas mecânicos.
O material era transportado pelos motoristas Abib Brasilino de Souza, 57, Janderson Gama da Silva, 29, Raimundo Antonio Lima, 44, e Edvaldo Gomes de Moura, 45.
De acordo com a Titular da DEMA, Delegada Izolda Castro Couto, os quatros detidos serão autuados por crime de transporte ilegal de madeira (Artigo 46 da Lei nº 9605/98 do Código Ambiental). Na sede da Especializada eles assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados para responder ao processo em liberdade.
Toda a madeira apreendida será doada a instituições de cunho filantrópico. Após ser periciado, um dos caminhões foi liberado, e os outros três encaminhados ao parqueamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Nenhum comentário:
Postar um comentário