sábado, 31 de agosto de 2013

Duas pessoas morrem em acidentes com moto em João Pessoa e no interior da Paraíba

Fábio Rodrigues da Costa, 26 anos, sofreu um acidente na moto que pilotava e morreu na madrugada deste sábado (31), no Jardim Veneza, zona Sul de João Pessoa.
Fábio pilotava o veículo pela rua que dá acesso aquele bairro, mas perdeu o controle do veículo e bateu em um poste. Uma das pessoas que mora na rua onde aconteceu o acidente escutou o barulho e acionou o socorro. Apesar disso, não houve tempo de salvar o rapaz e ele morreu no local.
A polícia esteve no local e constatou que o capacete da vítima foi dividido ao meio depois da forte colisão.
O agricultor, José Márcio Gadelha de Sousa, 32 anos, morreu depois que perdeu o controle da moto que pilotava pela rodovia que dá acesso a cidade de Santa Cruz, a 445 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba. O acidente aconteceu no começo da manhã deste sábado (31).

A vítima estava perto da rotatória localizada nas imediações da entrada de Santa Cruz quando caiu do veículo. Ele teve morte imediata.

A Polícia Militar esteve no local ara isolar a área. O corpo foi removido por equipes do Instituto Médico Legal de Patos, também no Sertão.

As autoridades ainda investigam para saber os motivos que levaram à fatalidade.
Motivo do acidente ainda é desconhecido
Foto: Motivo do acidente ainda é desconhecido
Créditos: Folha do Sertão
Motivo do acidente ainda é desconhecido

Jovem desaparece após sair com os amigos e é encontrada degolada

Uma jovem de 19 anos foi encontrada degolada nesta quinta-feira (29) emItanhaém, no litoral de São Paulo. O corpo foi achado próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Praia dos Sonhos. A Polícia Civil já investiga o caso, mas até agora ninguém foi preso.
Solange dos Passos Pimentel estava desaparecida desde terça-feira (27) à noite. Segundo a polícia, ela havia saído com o namorado e amigos para comprar um celular no bairro Belas Artes, e desde então a família ficou sem notícias, chegando a registrar um boletim de ocorrência. Na quinta-feira, por volta das 11h, a jovem foi encontrada morta, com graves ferimentos no pescoço. Ela teria se separado dos amigos durante o passeio, antes de chegar à loja e, após isso, não foi mais encontrada.
Segundo o delegado Douglas Borguez, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém, as investigações já avançaram. "Nos dirigimos até o local e começamos em campo uma investigação. Até o momento, nós temos algumas imagens e teríamos, em tese, um averiguado. Todo o trabalho está se concentrando, no momento, em imagens e testemunhas. Até agora, foram ouvidas entre 5 e 10 pessoas. Temos notícias também de um carro envolvido. É um fato gravíssimo``, conclui.
Jovem é encontrada degolada em praia de Itanhaém, no litoral de SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Jovem é encontrada degolada em praia de
Itanhaém (Foto: Reprodução/TV Tribuna)


Grupo tenta há 24 horas desencalhar baleia em Trairi, no litoral do Ceará


Uma tentativa de resgate de baleia no litoral Oeste do Ceará já dura 24 horas. A baleia da espécie jubarte encalhou na praia de Flecheiras, na cidade de Trairi às 7h de sexta-feira (30). Desde então uma equipe tenta retirar o animal do local.
A operação é coordenada pela ONG Aquasis, que realiza resgate de animais marinhos no litoral do Ceará. O coordenador de resgate da equipe Antônio Carlos Amância, afirma que aguarda um momento em que a altura da maré esteja favorável para desencalhar o animal, o que deve ocorrer por volta de 12h deste sábado (31).

Segundo Amâncio, o animal correr risco de morrer por exaustão, por isso a pressa em devolver a baleia para o mar. O biólogo explica que nesta época do ano é comum as baleias saírem dos polos para regiões mais quentes, como o Nordeste brasileira, para acasalar.
“Estamos elaborando uma logística para levar a baleia ao alto mar, estamos recebemos ajuda da população e devemos fazer a retirada dela com navios de pescadores”, diz o biólogo que faz a operação de retirada do animal da praia.
“Nessas viagens é comum algumas baleias se desorientarem, se perderem do grupo e encalhar nos litorais”, diz. A equipe retirou uma amostra de sangue do animal para checar as condições de saúde. “É possível que ela tenha vírus, bactérias, o exame só fica pronto em 15 dias. Até esperamos que ela já esteja no mar”, diz Amâncio.
A baleia encalhada no Trairi tem 9,5 metros e pesa cerca de 20 toneladas, segundo estimativa dos biólogos da Aquasis. Devido ao tamanho grande do animal, ele não poderá ser levado a cativeiro para receber cuidados e voltar ao habitat natural após recuperação.
Grupo tenta resgate de baleia desde às 7h de sexta-feira (Foto: Thieres Pinto/Arquivo pessoal)Grupo tenta resgate de baleia desde às 7h de sexta-feira (Foto: Thieres Pinto/Arquivo pessoal)

Mutirão carcerário descobre preso no CE que devia estar solto desde 1989 Homem foi preso na década de 60 e recebeu alvará de soltura em 1980

Um homem de aproximadamente 80 anos está preso irregularmente no Ceará. Ele foi preso na década de 1960, recebeu alvará de soltura em 1989, após ter a pena extinta pela Justiça, embora permaneça em uma unidade prisional, o Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), em Itaitinga, na GrandeFortaleza (RMF). O homem foi identificado durante o Mutirão Carcerário que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza no Ceará desde 7 de agosto.
“Acho que este ser humano, em uma cadeira de rodas, usando fraldas, deve ser o preso mais antigo do Brasil, pois a informação é de que ingressou no sistema prisional na década de 60 do século passado”, afirmou o juiz Paulo Augusto Irion, um dos coordenadores do Mutirão Carcerário do CNJ. Segundo ele, outras cinco pessoas estão na mesma situação.
A CNJ faz o mutirão em Fortaleza desde 7 de agosto com o objetivo de avaliar as condições de encarceramento no estado e verificar se há prisões ilegais. O nome, idade e motivo pelo qual o detento foi preso não foram revelados. A CNJ afirma que vai procurar regularizar a situação dele.
Essa será a terceira vez que o Ceará recebe o Mutirão Carcerário. A primeria aconteceu em 2009 e a segunda em 2011. Na última visita, foram examinados 6.500 processos e cerca de 1.200 presos foram soltos. Segundo dados da Secretaria de Justiça do Estado, existem no Ceará, 19.665 presos.
Outros casos
“Nesse instituto, me deparei com seis pessoas internadas que já tiveram declaradas extintas as suas punibilidades, porém permanecem recolhidas devido ao abandono dos familiares, acrescido ainda ao fato da ausência de uma instituição hospitalar própria para abrigá-los. Essas pessoas não mais poderiam permanecer no local, entre as que estão internadas em decorrência da intervenção do Direito Penal. A situação dessas pessoas é meramente de saúde, não mais de Direito Penal”, criticou o magistrado.
O juiz disse ainda que o Instituto Psiquiátrico funciona em um prédio antigo, que precisa de “urgentíssimas reformas estruturais”, como muitas unidades do sistema carcerário do Ceará, inspecionadas pelo mutirão. As inspeções de unidades prisionais em todo o estado seguirão até o dia 6 de setembro, com o reexame de cerca de 18,6 mil processos de presos condenados e provisórios. O objetivo é avaliar as condições de encarceramento e garantir o atendimento aos direitos dos detentos.
Recomendação para fechar presídios
A coordenação do Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça no Ceará vai recomendar ao Governo do Estado a interdição da Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (CPPL), localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e da Cadeia Pública de Tianguá, na região Oeste do estado. Segundo a CNJ, os locais funcionam em condições precárias.
A Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), responsável pela administração das unidades prisionais, disse que só vai se manifestar sobre o assunto quando for informada, oficialmente, da recomendação
Homem que deveria ter sido solto em 1989, continua preso em hospital psiquiátrico (Foto: Juiz Paulo Irion/Aquivo pessoal) (Foto: Juiz Paulo Irion/CNJ)



Suspeitos de matar menino boliviano são achados mortos em cadeia Dupla estava presa no CDP de Santo André faz quatro dias. Caso ocorreu nesta sexta-feira (30); dupla sofreu envenenamento.

Dois homens suspeitos de participar do assassinato do garoto boliviano Brayan Yanarico Capcha, de 5 anos, morreram dentro de uma cadeia em São Paulo. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) diz que Paulo Ricardo Martins, de 19 anos, e Felipe dos Santos Lima, de 18, foram encontrados mortos nesta sexta-feira (30) por volta das 14h30.
O garoto Brayan foi assassinado na madrugada de 28 de junho na região de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. A prisão de Felipe Lima ocorreu no mesmo dia do crime, enquanto Paulo Martins foi preso no dia seguinte.
Os dois cumpriam prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, no ABC, onde aguardariam julgamento. Eles tinham chegado à unidade faz quatro dias. Antes, eles cumpriam prisão temporária em carceragem da Polícia Civil.

A Secretaria diz que outros presos solicitaram atendimento de urgência. A SAP informa que imediatamente os agentes de segurança penitenciária os levaram à enfermaria da unidade penal, onde já chegaram sem vida.
De acordo com integrante da administração estadual ouvido pelo G1, a dupla foi vítima de envenenamento. Eles foram obrigados a tomar uma mistura de cocaína, viagra e álcool, que teria causado a morte quase imediata dos presidiários.

A dupla não estava em ala reservada, porque suspostamente não havia ameaça contra eles. O crime ocorreu em um pátio da unidade.
A Secretaria da Administração Penitenciária informou que o caso será apurado pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário. Foi instaurado Procedimento Apuratório Preliminar, para apontar a causa da morte e elas serão comunicadas Vara de Execução Criminal, à Polícia Civil e à perícia.
Além da dupla que foi encontrada morta no CDP, um adolescente foi detido pelo crime. Entretanto, outros dois acusados são considerados foragidos: Diego Rocha Freitas Campos, de 20 anos,  e Wesley Soares Pedroso, de 19 anos. Segundo as investigações, Diego foi o autor do disparo que matou a criança.
Pais do menino Brayan, assassinado na Zona Leste de SP (Foto: Kleber Tomaz/G1)Pais do menino Brayan, assassinado na Zona Leste
de SP (Foto: Kleber Tomaz/G1)
O assassinato de Brayan
No dia do crime, os cinco criminosos usavam máscaras para não ser identificados e estavam armados com revólveres e facas. O grupo rendeu o tio da vítima que chegava com o carro na garagem, na madrugada de sexta.  De acordo com as vítimas, os bandidos eram brasileiros.
Os pais contaram ter dado R$ 3,5 mil aos assaltantes, mas eles exigiam mais. Em seguida, o tio entregou R$ 1 mil à quadrilha, que não se deu por satisfeita e passou a ameaçar matar Brayan com uma faca caso não recebesse mais dinheiro. Veronica relatou que ainda abriu a carteira vazia. "Não tinha mais nada", disse ela, que está há seis meses no Brasil, depois de vir com o marido e filho da Bolívia.
A costureira disse ainda que segurou o menino no colo durante o assalto, se ajoelhou e implorou que os criminosos não matassem a criança. Porém, assustado com a situação, o garoto chorava muito, o que irritou os bandidos. Ela relatou que o criminoso gritava para o menino "parar de chorar" e não chamar a atenção dos vizinhos. Irritado com o choro da criança, um dos criminosos atirou na cabeça do menino, que completaria 6 anos em 6 de julho.

Logo após o assassinato do garoto, bolivianos realizaram protestos em ruas de São Paulo. Eles pediam a prisão dos criminosos e mais segurança para os estrangeiros que moram na capital paulista.
Brayan (Foto: Rede Globo)Brayan tinha cinco anos (Foto: Reprodução/Rede
Globo)




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Apagão foi causado por queimada no Piauí, diz ministro

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28)  foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. Segundo o ministério, o blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10.900 megawatts.
Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.
"As capitais foram reabastecidas em no máximo duas horas, duas horas e pouco. O interior está sendo restabelecido paulatinamente", afirmou o ministro, que se encontrava no Rio de Janeiro, na sede do ONS.
'Lamentavelmente acontece'
Lobão negou fragilidade no sistema. "O sistema é bom, é forte, é igual aos melhores do mundo. Queimada provoca esse tipo de desligamento, lamentavelmente acontece. Já aconteceu outras vezes no Brasil e no exterior", disse o ministro.
O ministro convocou para esta quinta-feira, em Brasília, uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), integrado pelas autoridades do setor.
1º desligamento ocorreu às 14h58
Segundo o ministério, em razão da queimada, foram desligadas duas linhas de transmissão paralelas.

"Queimadas provocaram.. o desligamento da linha de transmissão de 500 KV Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, circuito 2, da empresa Ienne, controlada pela espanhola Isolux. Na sequência, também devido a queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí, circuito 1, da Taesa, empresa controlada pela Cemig, configurando, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), uma contingência dupla, causando a separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)", informou o ministério, em nota.

O Operador Nacional do Sistema divulgou uma nota explicando que houve desligamentos em duas linhas devido "a foco de calor (queimada na região)". O primeiro deles ocorreu às 14h58. Em comunicado, a ONS informou que as cargas de energia do Nordeste foram praticamente recuperadas às 17h30. Veja a íntegra abaixo.
A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chip, afirmou que nesta época do ano, em razão da seca e do calor, é comum casos de "fogo espontâneo" em mata, mas que a análise da ocorrência irá verificar na fazenda se foram feitos os serviços necessários como poda no pasto.
Chipp explicou que a queimada provoca curto circuito na linha de transmissão, o que causa o desligamento da linha.  "O foco de calor com a queimada atingiu dois circuitos e o Nordeste ficou separado do sistema. Tem mato embaixo da linha e, com o calor dessa época, acontece a queimada e o curto circuito. Duas linhas desligaram num primeiro momento, uma da Isolux, e outra da Cemig, e outras linhas de interligação com o sistema desligaram depois", disse.
No ano passado
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.
Íntegra da nota da ONS sobre apagão
Ocorrência no Sistema Interligado Nacional em 28/08/2013
Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.
Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:
• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
• Presidente Dutra / Boa Esperança; e
• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.
Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30

Lilian QuainoDo G1, no Rio

Polícia de PE apreende mais de 55 mil produtos eletrônicos irregulares Apenas em um galpão, foram encontradas 50 mil baterias de celular. Peças e acessórios estavam sem nota fiscal ou eram falsificados.

Uma operação das polícias Civil e Militar resultou na apreensão de mais de 55 mil produtos eletrônicos falsificados e sem nota fiscal emCarpina, na Mata Norte dePernambuco. As apreensões aconteceram em cumprimento a dois mandados de busca e apreensão. Foram necessários um caminhão, além de três caminhonetes da PM para recolher o material. Os produtos foram recolhidos na terça (27), mas o caso só foi divulgado nesta quarta-feira (28).
O comandante da 1ª Companhia do 2º Batalhão da PM, tenente-coronel Anacleto Suassuna, participou da operação. Segundo ele, foram recolhidas mais de 50 mil baterias de celular somente em um dos locais investigados. "O galpão estava sem ninguém, mas estava com muito material. Era um local só para armazenamento, não encontramos nenhum responsável", apontou Suassuna.
Centenas de aparelhos mp3 foram apreendidos. (Foto: Divulgação / Polícia Militar)Centenas de aparelhos MP3 foram apreendidos
(Foto: Divulgação / Polícia Militar)
Foram apreendidos celulares, carregadores, tablets, fones de ouvido, som automotivo, capas de celular, câmeras digitais, aparelhos de DVD, selos falsos para colocar nas baterias de celular, além de midias piratas. Um comerciante foi detido em flagrante pelo crime de descaminho, importar mercadoria sem respeito à legislação tributária, e liberado após pagamento de fiança.
No galpão, a polícia ainda encontrou caixas de som amplificadas, rádios, cabos de força, aparelhos de MP3, máquinas de solda, ferros de solda, entre outros. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia de Carpina.
Foi necessário um caminhão e três caminhonetes para levar produtos. (Foto: Divulgação / Polícia Militar)PM usou caminhão e três caminhonetes para recolher
produtos. (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
Do G1 PE

Corpo Encontrado Com A Cabeça Esmagada Aqui Em Pesqueira.

Scan0002
Segundo informações  da policia desta cidade , foi encontrado na manha de hoje quarta feira dia 28/08 ali no campinho do antigo terreno da Cica norte, o corpo do senhor  JOSE SOARES NUNES , conhecido por Cachorrão, ele que em vida residia no loteamento porta, nascido aos 02,02,1985 hoje com 28 anos de idade.
O corpo da vitima foi encontrado no terreno baldio com a cabeça esmagada tipo lesionado por um paralepipedo.  Al lado do corpo da vitima estava um objeto tipo saco rolha para abrir garrafa de vinho.
A policia militar isolou a área do crime e a policia civil realizou os trabalhos de coletas de dados na área. O corpo da vitima foi removido a funerária Boa Fé onde será encaminhado ao IML de Caruaru para ser periciado. Este é o segundo Homicídio do mês e o 12º do ano aqui em Pesqueira.
DA REDAÇAO COM INFORMAÇOES DA POLICIA.

Revista em carceragem de Regional apreende celulares e faca

Ascom PC
Foram apreedidos 11 aparelhos de celular, carregadores, uma faca e um cachimbo para o consumo de drogas
Foram apreedidos 11 aparelhos de celular, carregadores, uma faca e um cachimbo para o consumo de drogas
Uma revista na carceragem da sede da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRP) de Santana do Ipanema, na tarde desta terça-feira (27), resultou na apreensão de 11 aparelhos de celular, carregadores, uma faca e um cachimbo para o consumo de drogas.
O trabalho, coordenado pelo próprio delegado Regional, Rosivaldo Vilar, foi realizado pelos policiais civis da equipe da 2ª DRP, comandados pelo chefe de Operações Evandro Machado, e contou com o apoio de policiais militares do 7º Batalhão, sob a supervisão do tenente Wagner.
A carceragem da Regional de Santana do Ipanema está com 51 presos acusados de envolvimento com o tráfico de drogas, homicídios e vários outros tipos de crimes.
Fonte: Assessoria

Cinquentinhas: condutores sem autorização ou CNH terão veículo recolhido A resolução foi publicada pelo Cetran no Diário Oficial do Estado


Railton Teixeira
Alagoas24horas/Arquivo
Donos de cinquentinhas terão que apresentar CNH e Licenciamento
Donos de cinquentinhas terão que apresentar CNH e Licenciamento
A polêmica em torno da condução dos veículos ciclomotores de 50cc, populares ‘cinquentinhas’, agora terá novo desdobramento com o recolhimento dos veículos – pelos agentes de trânsito – caso o condutor não possua habilitação para a condução. A resolução do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (Cetran/AL) foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 28.
O Cetran prevê – na resolução – que o veículo será retido e aplicado o que dispõe o artigo 270 do Código Brasileiro de Trânsito, que garante o recolhimento em caso do condutor não tiver a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC); sem capacete, condutor e passageiro.
A resolução determina que o condutor ao ser abordado pelo agente de trânsito e não tiver a autorização para a condução do veículo, ele deverá ser apresentado à Delegacia de Polícia Civil e terá um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) confeccionado.
O veículo ficará apreendido na Delegacia e apenas será liberado com a documentação compobratória de propriedade e de posse da CNH ou ACC. A resolução prevê ainda a apreensão do veículo e a confecção de um TCO em caso do condutor conduzir o veículo colocando em risco a vida ou a saúde de outrem.
Além do Cetran, também assinam a resolução, o Departamento de Estado de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Polícia Militar (PM) e Instituto de Meio Ambiente, SMTT – de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios – Sindicato dos Taxistas, Sinturb e Sindicato dos Médicos.

Proibição do recolhimento

A 17ª Vara Cível da Capital da Fazenda Estadual, Alberto Jorge Correia de Barros, proibiu o recolhimento dos veículos ciclomotores de 50cc, no último dia 08 de agosto. A decisão judicial garantia que as ‘cinquentinhas’ não poderiam ser autuadas, multadas ou sofrer qualquer tipo de punição caso o motivo seja o licenciamento ou registro do veículo, até o final do processo principal.
A decisão judicial diz ainda que cabe aos órgãos responsáveis, fiscalização em relação às demais infrações de trânsito, tais como embriaguez, ausência de equipamentos de segurança, direção perigosa, entre outras coisas, cabendo autuação e apreensão do ciclomotor.

Acidente deixa seis feridos no agreste alagoano

Amanda Dantas*
TodoSegundo/Cortesia
Veículos caíram em ribanceira após suposta tentativa de ultrapassagem
Veículos caíram em ribanceira após suposta tentativa de ultrapassagem
Um grave acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (29) na AL-115 deixou pelo menos seis pessoas feridas. Dois veículos se envolveram na colisão que ocorreu na altura do Povoado Santo Antônio, no município de Palmeiras dos Índios.
Informações preliminares apontam que uma ultrapassagem malsucedida teria provocado o acidente. Os veículos saíram da pista e caíram em uma ribanceira às margens da rodovia, um deles ainda colidiu com uma árvore.
Segundo populares, três veículos trafegavam no sentido Palmeira dos Índios/Arapiraca no momento da manobra mal executada. O condutor do terceiro veículo – supostamente causador do acidente – não parou para prestar socorro às vítimas do Peugeot prata, de placa LUJ-3382 e de uma caminhonete de cor cinza e placa não divulgada.
Os seis feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros e não correm risco de morte. As vítimas foram levadas ao Hospital Regional de Palmeira dos Índios.
Como os veículos saíram da pista, não há congestionamento na rodovia.
Fonte: *Com informações do portal Todo Segundo

20 anos sem Ayrton Senna: piloto brasileiro terá estatuetas de ouro

Uma série de 500 estatuetas banhadas a ouro foi produzida para relembrar a trajetória do piloto brasileiro Ayrton Senna, vítima de um acidente fatal no Grande Prêmio de San Marino, em 1° de maio de 1994. As peças foram criadas pelo artista plástico Wilson Iguti e serão vendidas em caixas de madeiras envernizadas.  
"Senna foi o meu maior ídolo e continua sendo até hoje. É um privilégio e prazer fazer a escultura para que os fãs tenham uma lembrança eterna do piloto", disse Iguti, que já produziu peças de Pelé, Xuxa e até dos personagens da famosa Turma da Mônica dos quadrinhos. 
Cada estatueta deve ser vendida a R$ 2 mil. Parte do valor arrecadado será doado ao Instituto Ayrton Senna, ONG presidida pela irmã do tricampeão mundial da Fórmula 1.
Ayrton Senna

Piloto de motocross morre esmagado por retroescavadeira que dirigia na zona rural de Pernambuco Júlio Cesar era campeão nordestino. Conhecido por 'Diabo Loiro' era destaque nas competições realizadas em Cubati, no Curimataú paraibano

Um dos principais nomes do motocross no Nordeste, o pernambucano Júlio Cesar Xavier morreu em um acidente com uma retroescavadeira, nesta terça-feira (27), na zona rural do Brejo da Madre de Deus, próximo a São Domingos (PE). No meio esportivo, Júlio era conhecido por alguns apelidos dados pelos competidores e torcedores, entre eles 'Diabo Loiro', 'Casco de Navio' e 'Anjo Voador'. 

Ele dirigia a retroescavadeira, tentando rebocar uma camioneta serra acima, próximo à estrada de Olho D'Água do Púcaro, Julio perdeu o controle do trator e capotou. Ele ainda tentou pular para tentar escapar do acidente, mas não conseguiu e foi ferido gravemente, quando o trator tombou sob o seu corpo.

Julio ficou preso nas ferragens do trator, sendo liberado pelo companheiro e adversário dentro das pistas Israel Feitosa. Todo o esforço feito para reanimar o piloto foi em vão.

O corpo do piloto de 44 anos foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Caruaru. O velório está previsto para a manhã desta quarta-feira (28) no Cabanga Clube, no bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe. O enterro será realizado no cemitéiro da cidade, às 17h.

Julio Cesar também foi um dos maiores nomes do supercross de Cubati, no Agreste paraibano, ao longo das últimas duas décadas. 
O piloto conquistou campeonatos como o Paraibano, Alagoano, Sergipano e os Pernambucanos de MX1, MX2, MX3 e MX4. Nacionalmente, conquistou o título de vice-campeão Brasileiro de MX4, ano passado.

Júlio Cesar, o 'Diabo Loiro'
Foto: Júlio Cesar, o 'Diabo Loiro'
Créditos: Reprodução/Divulgação
Corpo do piloto sob o trator
Foto: Corpo do piloto sob o trator
Créditos: Reprodução/Internet
Amigos encontraram o corpo sob o trator

Ex-presidiário é assassinado em frente de casa, em Mandacaru

Um homem foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (28) no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Segundo as primeiras informações, a vítima foi identificada como ex-presidiário.
A vítima estava em frente a sua residência, quando foi assassinada com três tiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi imediatamente acionado pela mãe da vítima, que o encontrou agonizando logo após os disparos.
O ex-presidiário chegou a ser encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, mas não resistiu e faleceu.
Ainda não se tem pistas dos acusados.
A polícia ainda não descobriu o autor dos disparos

Mãe, filho e três amigos invadem escola, agridem aluno e são detidos pela Polícia

A mãe de um aluno foi detida na tarde desta quarta-feira (28), sob acusação de auxiliar o filho e outros três jovens em uma agressão física a outro estudante na Escola Municipal Linaldo Cavalcanti, localizada no bairro dos Novais em João Pessoa. A agressão teria ocorrido horas antes da detenção. 
A acusada teria invadido a unidade de ensino, acompanhada do filho e dos demais garotos. Um deles é maior de idade e já cumpriu pena no Presídio do Roger por porte ilegal de armas. O grupo teria abordado a vítima, desferindo vários socos e ponta pés. Diretores, alunos e professores testemunharam a agressão. 
Em seguida, de acordo com uma das professoras da escola, o grupo fugiu ameaçando de morte o estudante. Debilitado e com vários hematomas pelo corpo, o adolescente agredido foi encaminhado por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Ele passou por procedimentos médicos de emergência e segue em observação. Seu estado de saúde é considerado regular.
Tanto a mãe, que teria orquestrado a agressão, quanto seu filho de apenas anos, foram detidos por policiais militares. O adolescente foi levado à Delegacia do Menor Infrator, localizado na Avenida Dom Pedro II, Centro. Já a mulher foi encaminhada à ª Delegacia Distrital no bairro de Cruz das Armas.
Mãe e filho foram detidos momentos após o episódio, no apartamento onde residem, localizado Condomínio Bairro dos Novais.




e apontada como agressora

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Motorista bate em bicicleta, fere três e é preso por embriaguez em Olinda Homem foi autuado em flagrante por lesão corporal e alcoolemia. Ele não pagou a fiança de 10 salários mínimos e foi recolhido ao Cotel.

Um homem foi preso na noite de quarta-feira (21) depois que o veículo em que ele dirigia bateu em um caminhão e em uma bicicleta, onde estavam três pessoas, na Avenida Leopoldino Canuto de Melo, no bairro de Caixa D'água, Olinda, Grande Recife. Ele fugiu do local sem prestar socorro e ainda colidiu na traseira de uma kombi. Quando abordado pela polícia, o motorista se negou a realizar o teste do bafômetro. Acabou detido por lesão corporal e por dirigir sob efeito de álcool.
Um homem de idade não identificada, uma mulher de 26 anos e uma criança de 2 anos estavam na bicicleta no momento do acidente. Os três foram socorridos e levados para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. De acordo com a assessoria da unidade de saúde, a mulher passou por cirurgia e segue internada. Já a criança realizou alguns exames e passa bem. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da terceira vítima.
Levado à Delegacia de Peixinhos, o motorista teve fiança estipulada em 10 salários mínimos. Como não pagou a quantia, ele foi levado ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, Grande Recife. O veículo dele foi apreendido pela polícia. Até o momento, nenhum familiar apareceu no local para buscar o atuomóvel.

Menina que caiu de prédio no Recife fraturou coluna, diz boletim médico Criança de 11 anos continua internada na UTI do Hospital Português. Unidade também informa que ela sofreu traumatismo cranio-encefálico.

A garota de 11 anos que despencou do terceiro andar de um edifício no Arruda, Zona Norte doRecife, teve fratura na coluna lombar e traumatismo crânio-encefálico, informou nesta quinta-feira (22) a equipe médica do Real Hospital Português. A garota está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde terça (20), quando ocorreu o acidente.
A assessoria da unidade de saúde disse que não há indicação de cirurgia no momento. A paciente está estável, consciente e respira sem a ajuda de aparelhos. Ainda não há previsão de alta médica.
O acidente aconteceu no bloco A3 do Conjunto Residencial Norte, localizado na Avenida Professor José dos Anjos. Vizinhos e um funcionário do residencial contaram que a menina estava brincando no apartamento de uma colega quando caiu da varanda. Os bombeiros informaram que a garota caiu de uma altura de aproximadamente oito metros.

Ariano Suassuna será transferido para apartamento de hospital no Recife Escritor 'evoluiu bem', informa boletim divulgado nesta quinta-feira (22). Não houve intercorrências durante o internamento; não há previsão de alta

O escritor Ariano Suassuna, 86 anos, deixará a Unidade Coronária e será transferido para um apartamento do Real Hospital Português, no Recife, onde dará prosseguimento ao tratamento de recuperação. Segundo o boletim médico, divulgado por volta das 16h40 desta quinta-feira (22), ele deverá manter-se em repouso absoluto. As visitas permanecem expressamente proibidas.
Ariano foi levado à emergência da unidade de saúde na quarta (21) após sentir-se mal em casa. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proproções.

Durante o tempo em que esteve internado na Unidade Coronária, o paciente evoluiu bem. Todos os parâmetros clínicos e de exames complementares estão dentro do curso natural e não houve intercorrências. No entanto, não há previsão de alta.

Tem contos e livros adaptados para a televisão e para o cinema. 'O Auto da Compadecida' foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto ‘Romance d'A Pedra do Reino' e 'O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta’ deu origem à minissérie ‘A Pedra do Reino’, com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.
Autor de ‘O Auto da Compadecida’, entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, ‘Uma Mulher Vestida de Sol’, ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.
Espetáculo-aula de Ariano Suassuna encerra a Fliporto 2012 (Foto: Reprodução/TV Globo)Ariano foi internado após sentir-se mal em casa
(Foto: Reprodução/TV Globo)

AGRESTE Detento do Presídio de Canhotinho é preso após romper tornozeleira eletrônica Luciano Custódio de Almeida estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica e saiu do perímetro autorizado

Do JC Online

Tornozeleira estava totalmente danificada / Foto: Divulgação

Tornozeleira estava totalmente danificada

Foto: Divulgação

A Polícia Militar prendeu, na manhã desta quinta-feira (22), em Caruaru, um detento do presídio de Canhotinho, no Agreste, que estava foragido.
Luciano Custódio de Almeida estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica e saiu do perímetro autorizado. Ao ser abordado, Lucianapresentou o dispositivo eletrônico rompido e totalmente danificado.
Ele foi preso e levado a Penitenciária Juiz Plácido de Soua, em Caruaru.

18:29:12 INTERNACIONAL // BASE ONU leva experiência brasileira com merenda escolar para América Latina e África

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) vai levar a experiência do Brasil em alimentação escolar para países da América Latina e África. A intenção é que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) sirva de base para que os países aprimorem os próprios programas de oferta de merenda.  

"O objetivo é fortalecer o programa de alimentação escolar que já existe nos países. Não queremos iniciar programa nenhum. Queremos fortalecer os programas a partir da realidade deles. Levamos os desafios e oportunidades que já conhecemos no Brasil, tudo dentro do respeito e da soberania de cada país", explica a coordenadora do projeto Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar da FAO Brasil, Najila Veloso.  

Segundo Najila, o foco na alimentação escolar é fundamental pois a escola é estratégica para a discussão da segurança alimentar e nutricional das pessoas. A cooperação foi uma iniciativa brasileira e teve início em 2009 com cinco países da América Latina. Atualmente, 11 países fazem parte do projeto que atende a mais de 19 milhões de pessoas.

Um acordo firmado na semana passada incluiu a África no programa com expectativa de investimento de quase US$ 2 milhões. A América Latina recebeu no ano passado US$ 4 milhões para o desenvolvimento do projeto.

Como parte do programa, a FAO elaborou um estudo que foi apresentado esta semana para os gestores e sociedade civil dos países latino-americanos. Os países foram analisados com base em 16 diretrizes consideradas essenciais pela organização, para um programa de alimentação escolar de sucesso.

Com o levantamento, diz a coordenadora, o Brasil pode também avaliar o próprio programa. "A infraestrutura das nossas escolas está aquém da de alguns outros países. Aqui não temos refeitórios como referência na construção das escolas, como acontece em alguns países da América Latina. Nossos meninos ainda comem em pé, ainda usam pratos e talheres de plástico [mais difíceis de lavar] e muitas vezes têm que usar colheres para comer alimentos que exigem garfo e faca, como carnes", diz Najila.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo Pnae, o Brasil atende diariamente 43 milhões de alunos e serve 130 milhões de refeições em creches e centros de ensino. Sobre a origem dos alimentos, pelo menos 30% vem da agricultura familiar.

A coordenadora do Pnae, Albaneide Peixinho, destaca os avanços do programa nos últimos dez anos – como a ampliação de atendimento para creche e ensino médio e lembra que, quando criado, o Pnae atendia a apenas alunos do ensino fundamental e da pré-escola.

Além disso, Albaneide ressalta a importância da agricultura familiar para o envolvimento da comunidade com a escola. "Grande parte desses agricultores é analfabeto e passa a frequentar o ambiente escolar, a entender a escola como um espaço público. Com eles, os estudantes aprendem sobre os alimentos. Os que moram nas cidades entendem que um frango não vem do supermercado, um ovo não vem da indústria, que existem pessoas por trás disso".

O orçamento do Pnae para 2013 é de R$ 3,5 bilhões, para beneficiar estudantes da educação básica e de jovens e adultos. Parte desse valor, R$ 1,05 bilhão deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Há cinco meses moradores não têm água nas torneiras, em Pesqueira Problema de abastecimento está acontecendo no Bairro Pedra Redonda. Compesa diz que o motivo é o baixo nível de água na Barragem do Bituri.

Os moradores do bairro Pedra Redonda, emPesqueira, no Agreste de Pernambuco, afirmam que há cinco meses não chega água nas torneiras. Eles dizem que o abastecimento do bairro está sendo realizado apenas por carros-pipa, mas a quantidade disponibilizada pela Compesa é insuficiente.
Para receber um carro-pipa em casa o morador precisa ir até à companhia, apresentar a conta de água paga e assinar um termo. "No mês passado eu pedi no dia 6, quando fui pedir no começo desse mês um carro-pipa, eles negaram dizendo que não poderia liberar outro, só quando completar um mês. Estou com dois idosos dentro de casa e tenho um filho. Sem água não posso fazer minhas atividades de rotina", diz Maria Graciete Bezerra, dona de casa.
A forma que os moradores encontraram para amenizar os transtornos foi aproveitar as chuvas para juntar água. "A nossa caixa d'água foi colocada perto de uma biqueira onde desce a água da chuva para ser usada. A gente precisa reaproveitar ao máximo a água para conseguir chegar até o mês seguinte", explica a moradora, Evanice Lopes.
Em nota, a Compesa informou que o abastecimento de Bairro Pedra Redonda passa por dificuldades por causa da estiagem. A situação só poderá ser normalizada quando o nível da Barragem do Bituri, que abastece 
Moradores dependem do abastecimento de carros-pipa e da água das chuvas (Foto: Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Moradores sofrem sem água nas torneiras desde
março (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)a cidade, voltar a subir