segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Tecnologia da Informação da PMPB lança atualização do sistema de gestão online da Polícia Militar



O sistema já começa a funcionar nesta segunda-feira (25)
O sistema atualizado de gestão ‘on line’ da polícia militar será lançado, nesta segunda-feira (25), pelo núcleo de informática da PM, que inovou várias ferramentas e recursos para garantir uma maior agilidade e interatividade no trabalho da instituição.

A Intranet 5.0 chega para possibilitar um atendimento mais qualificado a população, a partir de ferramentas tecnológicas que vão melhorar a gestão nos batalhões e permitir uma análise mais rápida das ocorrências, além do controle de recursos humanos e logísticos disponíveis para a atuação.

Foram cerca de doze meses de estudo para atualizar o sistema, que até então utilizava a versão 4.0. A diferença é que agora os comandantes de batalhões, companhias e pelotões vão poder interagir mais e terão disponíveis ferramentas modernas para o atendimento mais rápido às demandas dos setores de pessoal, corregedoria, logística e operação. Outra melhoria é a atualização diária das estatísticas de cada área.

Para o Coordenador do núcleo de informática da PM, Tenente-Coronel Lamark Victor, a polícia militar dar mais um grande passo para melhorar os seus serviços com essa atualização da intranet.

“Porque o fluxo de informações produzidas serão agilizadas em todas as áreas de serviço da polícia militar, graças às ferramentas modernas que agregamos para aperfeiçoar nosso sistema que vinha operando na versão 4.0, que já facilitava bastante a gestão dentro da corporação”, explicou.

Melhoramento na operacionalidade

As operações à nível de Estado, como aconteceu na ‘operação voto seguro I e II’ em 2012 e ‘Carnaval Seguro’ este mês, poderão ser melhores planejadas com o acesso maior as informações e melhores executadas com a geração de relatórios mais organizados, com opções para os gestores otimizarem as aplicações e alcançarem melhores resultados na segurança da população.

Capacitação – Durante os últimos meses, o núcleo de informática capacitou 126 gestores de todo o Estado, que puderam conhecer e operar as novas ferramentas da intranet 5.0. Eles passaram por curso para multiplicarem as inovações do sistema dentro de seus locais de trabalho, com outros gestores.

Modelo – Em agosto de 2012, o Coronel Sávio Santos, chefe do setor pessoal da polícia militar de Sergipe, veio à Paraíba conhecer o sistema de gestão on line da PMPB. Durante a visita, ele comparou o sistema usado na polícia paraibana com a de outros estados. “Conheci sistemas de gestão de outras polícias, inclusive implementados por empresas privadas. São eficientes, mas muito onerosos. O da Polícia Militar da Paraíba é muito eficiente e está nivelado com os sistemas de polícias como a de Goiás e São Paulo, com uma vantagem: É próprio da Polícia Militar”, comentou. 

O núcleo de informática da PM trabalhou durante um ano no aperfeiçoamento das ferramentas para lançar a nova versão do sistema
As estatíscas de ocorrências ficarão mais acessíveis a partir da geração rápida de relatórios que a nova versão permite
O núcleo de informática já inovou em 2012 com o sistema de acompanhamento por câmeras para as 10 UPS espalhadas pelo Estado
O sistema será o mesmo, só que com ferramentas mais atualizadas e modernas

Fonte: Assessoria de Imprensa
www.pm.pb.gov.br

Polícia realiza reintegração de posse na Zona Norte de Manaus A área foi invadida há pelo menos três meses e cerca de 300 famílias moravam na comunidade


Moradores ficaram nervosos ao tentar entrar na comunidade para retirar os bens pessoais, mas a polícia conseguiu conter os ânimos
Moradores ficaram nervosos ao tentar entrar na comunidade para retirar os bens pessoais, mas a polícia conseguiu conter os ânimos (Luiz Vasconcelos)
A Polícia Militar realizou na manhã desta segunda-feira (25), uma reintegração de posse em um terreno localizado na Comunidade Nobre, próximo ao Conjunto Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. A área foi invadida há cerca de três meses e 300 famílias moravam na comunidade.
A ação é coordenada pelo tenente-coronel Aroldo Ribeiro do Comando de Policiamento Especializado (CPE). De acordo com ele, 305 policiais militares participaram da ação, entre eles, a Cavalaria. A polícia fez uma barreira na entrada da avenida José Cruz, que dá acesso aos conjuntos habitacionais do governo do Amazonas e à comunidade que fica no final da avenida. Apesar  dos moradores terem saído de forma  pacífica, eles reclamam da ação policial e de terem sidos retirados da área, justificando que não tem para onde irem.
A área pertence a Antônio Aluízio Oliveira, invadida há mais de três meses, encontram-se além dos policiais, agentes de trânsito, Corpo de Bombeiros e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O advogado do proprietário e o oficial de jsutiça acompanharam a retirada dos moradores.
A reintegração de posse do terreno foi concedida pelo juiz Rosselberto Himenede da 7ª Vara Civil. Os moradores passaram a morar no local desde o dia 28 de outubro de 2012.
O diretor do departamento de proteção social e especial da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Ítalo Nonato, informou que as equipes do órgão estão empenhadas nas orientações aos moradores para que sejam acolhidos na casa de familiares.
“A secretaria está trabalhando na orientação dos moradores, pois a maioria tem casa de familiares onde podem ser acolhidos. Não queremos gerar uma expectativa específica, o objetivo é retirar com segurança as famílias e indicar qual a forma que elas devem proceder para reivindicar os direitos de habitação”, relatou.
Ítalo disse ainda que todos os procedimentos para realização da reintegração de posse foram estruturados em uma reunião no Gabinete de Gestão Interada na última quinta-feira (21) na Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O proprietário do terreno ofereceu o transporte e os carregadores para realizarem a mudança dos moradores. Alguns moradores foram identificados pela equipe da SEAS como beneficiários de outros programas sociais do governo do Amazonas e atendidos com casas habitacionais. Ele garantiu que uma fiscalização será realizada para verificar quais as circunstâncias das famílias que já foram atendidas por programas sociais ainda morarem em invasões.
Prisões
Um homem e o adolescente de 17 anos foram presos por desacato aos policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), que dá apoio a ação. O morador foi encaminhado ao 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e o menor á Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

Operação Marfim resulta na apreensão de quase 100 carros Durante a ação policial, na Zona Oeste de Manaus, foi preso Leonardo Bezerra de Menezes, 23, após oferecer aos policiais a importância de R$1.450 em espécie para não ser levado à delegacia. Os policiais apreenderam com ele duas trouxinhas de pasta base de cocaína


    A operação contou com o efetivo de 30 policiais, além do uso de 6 viaturas, duas motocicletas, um carro plataforma e um guincho
    A operação contou com o efetivo de 30 policiais, além do uso de 6 viaturas, duas motocicletas, um carro plataforma e um guincho (Divulgação/PM)
    O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar realizou na noite de domingo e madrugada de segunda-feira (25) a Operação Marfim, ao longo da Avenida do Turismo e algumas ruas do bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Durante a ação, veículos foram apreendidos e um homem foi preso ao tentar subornar policiais. As informações são da assessoria de comunicação da Polícia Militar.  
    No local é comum o registro de infrações envolvendo condutores que causam poluição sonora, além de casos de atentado ao pudor, entre outros, que vem sendo denunciados pela população daquela área da cidade.
    “A Operação Marfim foi elaborada sobre os principais fatos que vinham ocorrendo na Avenida do Turismo nos fins de semana, durante a noite de domingo e madrugada de segunda, fartamente denunciados pela imprensa e pela população e esta ação preventiva vai ter continuidade, e para tanto vamos aumentar o cerco integrado e expandir seu alcance a toda a área do Bairro Tarumã inclusive nos locais mais afastados da região”, esclareceu o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Almir David Barbosa.
    Apreensões
    Durante a investida dos policiais militares do Batalhão de Trânsito, sob o comando do Tenente-Coronel PM Álcio, foram feitas abordagens que resultaram na apreensão 98 veículos de passeio e utilitários e 27 motocicletas, seis apreensões de Carteira Nacional de Habilitação, emitidos 30 autos de infrações, feitos 14 testes de alcoolemia com o uso do bafômetro, sendo que 3 motoristas foram detidos por embriaguez e um foi presa por porte de entorpecente.
    Contando com um efetivo de 30 policiais, os militares fizeram o uso de seis viaturas, duas motocicletas, um carro plataforma e um guincho, e contaram com o apoio da Força Tática do CPA Oeste, 20ª Cicom, DETRAN e demais órgão do Sistema de Segurança Pública do Estado.
    Corrupção Ativa
    Durante a ação policial foi preso Leonardo Bezerra de Menezes, 23, após oferecer aos policiais a importância de R$1.450 em espécie para não ser levado à delegacia. Os policiais apreenderam com ele duas trouxinhas de pasta base de cocaína.
    O crime que lhe renderia apenas a assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por porte de drogas para o consumo próprio, acabou na prisão em flagrante por corrupção ativa, registrado no 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Leonardo que estava em um táxi próximo à casa de forró ‘Xote de Menina’ portava apenas os entorpecentes e a quantia utilizada na tentativa de suborno.
    Ele será encaminhado à cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa ainda na tarde desta segunda-feira (25)

    'Galã do Facebook' é preso pela segunda vez em Manaus Leandro Lentz Bittencourt, o 'Galã do Facebook', atraía mulheres bem sucedidas pela rede social para conseguir dinheiro e aplicar golpes


    Acusado de praticar estelionato e furto usando redes sociais
    Acusado de praticar estelionato e furto usando redes sociais (Winnetou Almeida)
    Pela segunda vez, Leandro Lentz Bittencourt, conhecido como ‘Galã do Facebook’, foi preso em Manaus. Ele foi condenado por estelionato pela justiça de Santa Catarina. A Polícia Inter-estadual (Polinter) e Delegacia Especializada em Captura e Polinter (DECP), realizaram a prisão em cumprimento de uma carta precatória.
    A apresentação ocorreu na tarde desta segunda-feira (25), na sede da Polinter, Coroado, Zona Leste de Manaus. Leandro entrava em contato com mulheres de 30 a 40 anos de idade, disponíveis para conversar nas salas de chat, com o status de solteiras  e identificava meios para se beneficiar, financeiramente, da vítima.
    Ele já havia sido preso em Manaus no ano de 2011, acusado de aplicar golpes em mulheres usando redes sociais, como o Facebook, Orkut, Badoo e MSN. “Ele já foi preso, ano passado, por nós aqui da Polinter, por porte ilegal de arma de fogo e por estelionato, atraves de outra carta precatória. Agora, há uma denúncia formal na DERF (Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações) de uma mulher que foi vítima dele aqui em Manaus”, disse o delegado da Polinter, Carlos Alberto Alencar de Andrade.
    Leandro marcava encontros amorosos e seduzia as vítimas. Dizendo-se em dificuldades financeiras, o Galã do Facebook induzia a fazer empréstimos no nome delas, compras no cartão de crédito, retirar valores altíssimo no banco e depois sumia com o dinheiro ou o benefício deixando vítima  endividada. “Ele conseguia enganar a vítima só com a conversa. Também, constantemente, se hospedava nos hotéis da cidade e saía sem pagar”, explicou o delegado.
    O caso passou a ser investigado na  Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações( DERF). Além de aplicar golpes em mulheres, Galã também lesou pontos comerciais e hotéis emitindo cheques sem fundo.

    *Colaborou a repórter Maria Derzi 

    Grave acidente mata duas pessoas na estrada do Puraquequara Corpos das vítimas fatais foram dilacerados com o impacto da colisão



    Corpos das vítimas fatais foram dilacerados com o impacto da colisão
    Corpos das vítimas fatais foram dilacerados com o impacto da colisão (Luiz Vasconcelos)
    Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas no acidente ocorrido, por volta das 7h30 deste domingo (24), envolvendo uma moto e um táxi, na estrada do Puraquequara, Zona Leste. Os dois veículos pegaram fogo durante a colisão e as vítimas fatais tiveram os corpos dilacerados com o impacto.
    Segundo testemunhas que viram o acidente, três pessoas embriagadas trafegavam na motocicleta de placa JXP 7813, duas mulheres e um homem, que dirigia a moto de forma perigosa e irresponsável. “Eles estavam em alta velocidade e pareciam estar todos embriagados. Estavam fazendo até aviãozinho, abrindo os braços em cima da moto. Inclusive o próprio homem, que estava dirigindo a moto”, disse uma testemunha que preferiu não se identificar.
    O motorista Gleison Barros Lima da Silva,32, que dirigia o taxi de placas JXY 8355 ia em direção do distrito industrial, sentido contrário ao tomado pelo condutor da moto, não percebeu a aproximação do veículo que vinha em alta velocidade e bateu, de frente, com a motocicleta.
    Com o impacto, o motorista  que teve a perna decepada e a passageira da garupa da moto foram jogados  para a pista e morreram no local. A segunda passageira também foi cuspida para a pista e teve o pulso cortado, perdendo a mão, mas sobreviveu e foi levada para o hospital pronto-socorro João Lúcio.
    O motorista do taxi,que sofreu apenas escoriações, também foi encaminhado para o pronto-socorro, por estar em estado de choque ao perceber a gravidade do acidente.
    Parte dos corpos e o sangue das vítimas ficaram espalhadas pela pista, que teve que ser interditada até a chegada da equipe do Instituto Médico Legal (IML). Por conta disso, um duas filas de carros se formaram nos dois sentidos da estrada, por mais de uma hora.
    Até o início da tarde deste domingo (24), os corpos ainda estavam sem identificação no IML.

    MALHAS DA LEI CUMPRE MANDADO EM CARUARU



                 De posse de mandado de prisão a equipe Malhas da Lei Caruaru seguiu no último sábado (23), até a rua 6, no loteamento Fernando Lira, em Caruaru, e prendeu o foragido José Fagner de Souza Alves, 33 anos, conhecido como “Faguinho”.

              Conforme prevê o mandado de prisão, o capturado foi recolhido ao Centro de Ressocialização do Agreste – CRA, de Canhotinho, onde retomará o cumprimento de pena por roubo.


    MAIS UM FORAGIDO:

           A equipe Rocam 6, do 4º BPM, durante abordagens preventivas na avenida principal do bairro Rendeiras, no último sábado (23), prendeu o foragido da justiça Jackson Expedito Florêncio da Silva, 29 anos, que estava com uma faca na cintura na hora da revista.

           Jackson estava foragido do Centro de Ressocialização do Agreste – CRA, de Canhotinho, desde 14 de dezembro de 2012, e foi apresentado na Delegacia Regional de Caruaru e encaminhado ao presídio.

    DROGA E ARMA SÃO APREENDIDAS EM RIACHO DAS ALMAS




           Após denúncias de populares, policiais militares do 4º BPM destacados em Riacho das Almas foram até o sítio Areias, zona rural da cidade, neste domingo (24), onde haveria uma boca de fumo em pleno funcionamento.

           No local indicado, os policiais não localizaram o denunciado responsável pelo tráfico, porém encontraram um revólver calibre 32, uma balança de precisão e 120 gramas de maconha pronta para o consumo.

           Os materiais foram apresentados na delegacia de plantão de Bezerros.

    Caso Mércia: vigia muda versão e acusa ex no crime

    Reprodução/TV Globo/Arquivo
    Mércia Nakashima foi achada morta
    Mércia Nakashima foi achada morta
    O vigia Evandro Bezerra Silva, acusado de ajudar o advogado e policial militar reformado Mizael Bispo de Souza a matar da advogada Mércia Nakashima, mudou a sua versão para o crime ocorrido no interior de São Paulo em 2010. Em interrogatório gravado em vídeo no dia 14 de fevereiro, no Fórum de Guarulhos, na região metropolitana, ele alegou que não participou do assassinato e acusa o ex-namorado da vítima de tê-la matado sozinho. Antes, ele só negava a participação no crime, mas não acusava Mizael pelo assassinato. Os dois réus aguardam julgamento presos.
    O SPTV desta segunda-feira (25) exibiu o vídeo do depoimento de Evandro ao juiz Leandro Bittencourt Cano. Evandro aparece vestindo o uniforme da penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo. Ele falou por quase duas horas sobre a noite do crime.
    "Ele ligou no meu número, mas não no celular que foi apreendido pela polícia. Em outro numero de celular. O celular que foi apreendido era pra uso pessoal meu. Então, eu tinha outro numero que era para meus clientes", disse Evandro em seu interrogatório.
    saiba mais
    Justiça marca júri do caso Mércia Nakashima para março de 2013
    STF decide que acusado de matar Mércia será julgado em Guarulhos
    Vigia diz que ouviu Mizael falar que carro de Mércia ficou em água rasa
    O promotor do caso e os advogados de defesa de Evandro e de Mizael também acompanharam a audiência. Evandro voltou a negar seu envolvimento no crime. Disse que foi até Nazaré Paulista só para dar uma carona a Mizael. Mas dessa vez, acusou o ex-namorado de Mércia do assassinato da advogada.
    “Eu fui pegar ele lá, excelência, porque ele falou pra mim que se encontrava numa festa. Se ele tivesse me explicado que teria acontecido ali, eu não teria ido naquele local, pegar ele. E não teria ido com meu carro", alegou Evandro.
    O vigilante ainda deu detalhes do que teria acontecido no dia do crime. Ao ser questionado pelo juiz se Mizael estava com duas armas, Evandro respondeu que "sim". Perguntado se sabia diferenciar quais eram elas, afirmou que se tratavam de "um revólver e uma pistola".
    Na versão de Evandro, quando ele e Mizael chegaram em Guarulhos, o ex de Mércia seguiu até o Hospital Geral da cidade. Lá, ele desceu e foi embora no próprio carro.
    Dois julgamentos
    Como o vigia Evandro está acusando Mizael de ser o assassino de Mércia, o juiz decidiu separar os dois acusados. Mizael vai ser julgado primeiro, no dia 11 março. Já Evandro só deve sentar no banco dos réus, em julho.
    Segundo o Ministério Público, Mizael matou Mércia porque não aceitava o fim do relacionamento. “Mizael foi o executor, e Evandro, o partícipe do crime”, disse o promotor Rodrigo Merli Antunes.
    No dia do crime, Evandro e Mizael se encontraram em Guarulhos e foram no carro dela até uma represa em Nazaré Paulista. Lá, ela levou um tiro no rosto. Em seguida, o carro foi jogado na represa. Segundo a perícia, a advogada morreu afogada. o corpo dela foi encontrado dias depois.
    Mizael, que também nega o crime, está preso no presídio militar Romão Gomes, na Zona Norte de São Paulo. O advogado do acusado, Samir Haddad Júnior, afirmou nesta segunda-feira que achou 'estranho' a divulgação da imagem com a nova versão de Evandro.
    "Exijo o mínimo de lealdade das partes. Gostaria de saber se a divulgação desse vídeo teria sido uma atitude do Ministério Público de tentar influenciar os jurados. O que o Evandro falou é mentira. Ele está tentando se safar de um processo no qual é acusado de homicídio", disse Haddad Júnior ao G1.
    Fonte: G1

    PM à paisana rende suspeito e evita assalto a ônibus

    Vanessa Alencar
    Vanessa Alencar/Alagoas24horas
    Suspeito foi conduzido pelo BPE para a Central de Polícia
    Suspeito foi conduzido pelo BPE para a Central de Polícia
    Um policial militar à paisana, que preferiu não ter a identidade divulgada, rendeu um suspeito e evitou um assalto a ônibus na tarde desta segunda-feira, 25. O acusado, Jaelson Lins da Silva, conhecido como “Xuxinho”, 18, foi preso em flagrante.
    Segundo informações do sargento Márcio, do Batalhão de Policiamento Escolar (BPE) Jaelson anunciou o assalto no momento em que o coletivo da empresa Veleiro, que faz a linha Trapiche/Usineiro, trafegava pela Avenida Coronel Paranhos, principal do Jacintinho.
    Antes mesmo que os passageiros entregassem seus pertences, o policial rendeu o assaltante - que simulou estar armado - e acionou a guarnição. A ação do PM chamou a atenção de pessoas que passavam no local e chegaram a pensar que o assaltante se tratava de um refém.
    Ainda de acordo com o sargento Márcio, Xuxinho já cometeu inúmeros assaltos na região e foi reconhecido por populares. “Há cerca de 20 dias ele foi vítima de uma tentativa de homicídio e foi atingido com dois tiros no rosto”, relatou o sargento, acrescentando que o suspeito será encaminhado para a Central de Polícia, no bairro do Prado.

    Galeria de Imagens

    Suspeito foi conduzido pelo BPE para a Central de Polícia
    Suspeito foi conduzido pelo BPE para a Central de Polícia

    IMLs registram 11 crimes de homicídio em Alagoas

    Flávia Duarte
    Aarão José/Emergência190/Cortesia
    Homem foi baleado e morto no telhado da escola Nise da Silveira
    Homem foi baleado e morto no telhado da escola Nise da Silveira
    Onze crimes de homicídio foram registrados durante o final de semana em Alagoas pelos Institutos Médico Legal de Maceió e Arapiraca. Entre os assassinatos está o de um homem ainda não identificado no telhado de uma escola da rede municipal.
    O crime chegou a ser relatado ontem (24) pelo Alagoas24Horas. A vítima continua sem identificação no Instituto Médico Legal Estácio de Lima, em Maceió. Informações de populares apontam que o home – de aproximadamente 35 anos – estaria furtando as câmeras de monitoramento da escola Nise da Silveira, no bairro de Antares.
    O acusado foi baleado no telhado da escola, quando tentava fugir dos seguranças de uma empresa de segurança patrimonial. Segundo informações do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), o autor do disparo não foi identificado até o momento.
    O homem foi atingido por três disparos de arma de fogo, resgatado pelo Corpo de Bombeiros, e faleceu no local do crime.
    Deram entrada também no IML de Maceió os corpos de Manoel Alves Júnior, 45, vítima de arma de fogo que faleceu no Hospital Geral do Estado (HGE); José Diodo de Oliveira Lima morto a tiros na madrugada deste domingo, dia 24, no bairro do Clima Bom; José Tales da Silva, 19, vítima de tiros no bairro do Tabuleiro; Edisleide Cardoso Ferreira, 24, morta a tiros na manhã de domingo no Clima Bom; e Paulo Nascimento da Silva, 26, vítima de atentado que faleceu numa unidade de saúde do bairro do Tabuleiro.
    Já o IML de Arapiraca registrou a entrada de cinco vítimas de violência: José Carlos Reis da Silva, 17, morto a tiros na cidade de Inhapi; Alexsandro Felix da Silva, 23, assassinado com disparos de arma de fogo na cidade de Arapiraca; Tiago Jonatha Ferreira dos Santos, 19, foi vítima de arma de fogo no bairro Cavaco, também em Arapiraca; Everaldo Pereira da Silva, 31, assassinado dentro de uma casa no Conjunto Edval Vieira Gaia, em Palmeira dos Índios; e Leandro Feitoza de Melo, 29, morto a tiros no Centro da cidade de Campo Alegre.
    Outros dois corpos deram entrada no IML de Maceió com a causa da morte a esclarecer. Segundo informações da Perícia Oficial de Alagoas (Poal), José Pedro foi encontrado morto no Sítio Canavieiro, na zona rural de Porto Calvo, e o corpo de uma mulher ainda não identificada foi encontrado na Rua Santo Antônio, na Ponta Grossa. As causas das mortes serão esclarecidas após exame de necropsia.

    PM à paisana rende suspeito e evita assalto a ônibus

    Vanessa Alencar
    Vanessa Alencar/Alagoas24horas
    Suspeito foi conduzido pelo BPE para a Central de Polícia
    Suspeito foi conduzido pelo BPE para a Central de Polícia
    Um policial militar à paisana, que preferiu não ter a identidade divulgada, rendeu um suspeito e evitou um assalto a ônibus na tarde desta segunda-feira, 25. O acusado, Jaelson Lins da Silva, conhecido como “Xuxinho”, 18, foi preso em flagrante.
    Segundo informações do sargento Márcio, do Batalhão de Policiamento Escolar (BPE) Jaelson anunciou o assalto no momento em que o coletivo da empresa Veleiro, que faz a linha Trapiche/Usineiro, trafegava pela Avenida Coronel Paranhos, principal do Jacintinho.
    Antes mesmo que os passageiros entregassem seus pertences, o policial rendeu o assaltante - que simulou estar armado - e acionou a guarnição. A ação do PM chamou a atenção de pessoas que passavam no local e chegaram a pensar que o assaltante se tratava de um refém.
    Ainda de acordo com o sargento Márcio, Xuxinho já cometeu inúmeros assaltos na região e foi reconhecido por populares. “Há cerca de 20 dias ele foi vítima de uma tentativa de homicídio e foi atingido com dois tiros no rosto”, relatou o sargento, acrescentando que o suspeito será encaminhado para a Central de Polícia, no bairro do Prado.

    Galeria de Imagens

    Suspeito foi conduzido pelo BPE para a Central de Polícia
    Suspeito foi conduzido pelo BPE para a Central de Polícia

    Acusado de estuprar e assassinar crianças vai a júri popular

    PC/AL/Arquivo
    José Roberto Bezerra da Silva
    José Roberto Bezerra da Silva
    A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) manteve decisão de 1º grau para que José Roberto Bezerra da Silva vá à juri popular. Ele é acusado de estuprar e matar duas menores de idade, no bairro Santa Amélia, em Maceió, no dia 4 de outubro de 2009, em um terreno baldio. O réu também teria ocultado os corpos por 3 dias e justificado que o crime foi praticado por vingança aos familiares.
    De acordo com o relator do processo, desembargador Otávio Leão Praxedes, a pronúncia está longe de se configurar uma pré-condenação. “Não cabe ao juiz, nesta fase do processo penal, promover um estudo aprofundado do lastro probatório, tampouco da totalidade de fatores que permeiam a acusação. A pronúncia não se presta para tanto. Na verdade, essa análise mais acurada cabe ao Conselho de Sentença” alegou o relator.
    A defesa entrou com recurso, afirmando que o acusado não cometeu o fato criminoso com a intenção de matar, tendo a morte das vítimas decorrida da conduta de estupro, praticada anteriormente por ele. Questionou, ainda, a manutenção do réu em cárcere, por considerar que o clamor público não é elemento idôneo para consubstanciar o isolamento do acusado.
    Apesar da alegação de ausência de motivos para a manutenção do encarceramento, apresentada pela defesa, o desembargador foi claro, ao basear-se nas palavras do magistrado para a crueldade supostamente empregada pelo acusado. “Verifico que a medida cautelar foi mantida em razão da necessidade de se garantir a ordem pública”.
    (Matéria referente ao Recurso em Sentido Estrito n.º 0028530-68.2009.8.02.0001)
    Fonte: TJ/AL

    Escravos do sexo: Polícia Federal e Ministério Público investigam tráfico de travestis na Paraíba

    Procurador do Trabalho, Eduardo Varandas revela que travestis da PB podem ter sido levados para a Itália
    Polícia | Em 25/02/13 às 08h15, atualizado em 25/02/13 às 09h50 | Por Correio da Paraíba
    Ilustração Internet
    Travestis
    Cerca de 30 travestís paraibanas podem ser vítimas do tráfico de humanos para a Itália. A estimativa é do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas. O Governo Federal vai investigar a existência de quadrilhas agenciadoras no Estado e em outras localidades do Nordeste. Por isso, embarcaram ontem para Roma funcionários dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e das secretarias de Mulheres e Direitos Humanos. Eles participarão de reuniões com autoridades italianas para tratar do assunto. 
    “O tráfico de humanos também está associado ao de drogas, a condições de exploração sexual e escravidão. Previmos que haja cerca de 20 a 30 travestís paraibanas estão nessa situação. São pessoas que têm seu passaporte capturado, trabalham até por 12 horas seguidas em ‘programas’, dormem em quartos com 20 pessoas, têm obrigação de ter uma média de produtividade mínima de 800 Euros, e quando não atingem esse valor, são impedidas de voltar pra casa e chegam a sofrer castigos corporais”, salientou Eduardo Varandas. 
    A missão diplomática do Governo Federal surgiu através de denúncias e pedido de intervenção através do procurador chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Ele se reuniu em dezembro do ano passado no Itamaraty, em Brasília (DF), com a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, a ministra Luiza Lopes da Silva. Uma quadrilha que agia com tráfico de mulheres na Espanha já foi desarticulada. 
    Pessoas aprisionadas
    De acordo com Eduardo Varandas, as travestis acabam sendo escravas de um ciclo vicioso, em que 80% do que conseguem com seu trabalho é repassado para o explorador e 20%, serve para pagar dívidas e despesas. “São escravas de um ciclo vicioso que não acaba fácil. O tráfico parte da premissa do engano, 80% delas vão enganadas e pensam que ganharão mais, ou terão melhores condições de vida. 
    “Essas pessoas acabam também sendo obrigadas a transar sem camisinha, a consumir drogas ou a traficar entorpecentes também”, acrescentou. É muito comum elas envelhecerem e começarem a traficar drogas. Uma boa parte delas começa a aliciar menores pobres no Brasil a serem vitimas desse ciclo de miséria. Transforma vitimas em vilões num sistema de corrupção generalizado”, destacou Eduardo Varandas.  
    Falta dignidade
    De acordo com Eduardo varandas, o Brasil é o país que mais exporta travestis para o mundo. “Que escolha elas têm permanecendo no Brasil? Não oferecemos trabalho digno, proteção social, políticas públicas voltadas para a diversidade. Na prática, elas são expulsas, maginalizadas e escanteadas por causa das desigualdades e da cultura hipócrita que temos. Alguém já viu alguma atendendo no comércio em João Pessoa?”, indagou o procurador. 
    De acordo com ele, elas vão para outros países fazer, de certa forma, o que também fazem no Brasil, mas de forma diferente. “No Brasil elas apanham, são obrigadas a fazer sexo sem camisinha, a usar drogas, a transar com policiais em troca de livre utilização do ‘ponto’ onde atuam, dentre outros”, elencou Eduardo Varandas. Enquanto no país, elas ganham de R$ 20 a R$ 30 em um programa, na Europa esse valor sobre para 100 a 150 Euros.
    Correio denunciou esquema em 2005
    O esquema internacional de aliciamento de jovens travestis paraibanos para a prostituição na Europa foi denunciado pelo Jornal Correio da Paraíba em duas reportagens especiais da jornalista e Santiago. As publicações são de 20 de fevereiro de 2005 (“Gays voltam ricos da Europa, influenciam e ‘exportam’ jovens”) e em 29 de outubro de 2006 (“Garotos da Paraíba são aliciados e levados para o Exterior”).
    Segundo as reportagens, a rede aliciava e agenciava jovens de vários municípios da Paraíba, como Araçagi, Guarabira, Mulungu e Baía da Traição e os “levava” para exercer a prostituição na Europa, principalmente na Itália. 
    Na época, o promotor Marinho Mendes fez uma denúncia e a Polícia Federal investigou o esquema.  
    denúncia afirmava, inclusive, que um adolescente, de 17 anos, havia sido levado para a Itália para ser explorado sexualmente pela rede. Segundo as reportagens, os jovens chegavam à Itália devendo até R$ 50 mil e pagavam o dobro aos agenciadores. 
    Entre os jovens paraibanos acompanhados pela reportagem estavam Emerson da Cruz Batista, a “Yasmim”, na época com 17 anos e o irmão, Jean Carlos Batista, a “Geovana”. Yasmim foi aliciada e levada para a Itália, onde também teve que pagar ao seu aliciador uma quantia em dinheiro oito vezes maior. 
    Em depoimento à Polícia Federal, em setembro de 2009, José de Arimatéia Junior, ou “Isabella da Roma”, confessou que ajudou Yasmim a ir para a Itália, pagou para ela as passagens aéreas e emprestou 500 euros e “que posteriormente recebeu de Yasmim aproximadamente quatro mil euros”. 

    Após culto, cantora evangélica se envolve em acidente deixando três feridos e uma criança morta Segundo informações da Companhia de Polícia Militar de Ingá, a família vinha de um culto realizado na cidade de Pombal, no Sertão do Estado, quando ocorreu o acidente



    adcritabaianapb
    Família envolvida no acidente
    Um grave acidente na madrugada deste domingo (24), na PB 095, nas imediações do município de Itatuba, no Agreste paraibano, deixou três evangélicos feridos e uma criança de 3 anos morta. Entre os feridos, está à cantora Elizama Lira.
    Segundo informações da Companhia de Polícia Militar de Ingá, a família vinha de um culto realizado na cidade de Pombal, no Sertão do Estado, quando ao trafegar pela rodovia, o motorista do Ford Fiesta identificado como sendo o cabo da PM Severino Antônio Lira Filho perdeu o controle do veículo e caiu em um barranco.
    “Acho que ele deve ter cochilado no volante tendo em vista que o policial não bebe porque é evangélico. No carro vinham três pessoas e a criança que, infelizmente, morreu”, comentou um policial militar.
    O veículo capotou várias vezes. Unidades do Samu estiveram no local e levaram os feridos para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Porém, Rubens Samuel não resistiu aos ferimentos e morreu. As outras vítimas não correm risco de morte.  Todos são naturais de Itatuba.
    Carro envolvido no acidente no Agreste
    Foto: Carro envolvido no acidente no Agreste
    Créditos: adcritabaianapb

    Jovem é assassinado e grávida é baleada em comunidade nos Bancários Familiares lamentaram a morte de Wesley Magno e informaram que a vítima não tinha envolvimento com crimes nem possuía ficha criminal



    Foto: 190PB
    Jovem morreu antes de ser socorrido
    Um jovem de 25 morreu e sua esposa grávida de 3 meses foi baleada na noite deste domingo(24), na comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários, em João Pessoa, quando conversavam na frente de casa.
    De acordo com informações do 5º BPM, Wesley Magno de Souza - que morava na cidade de Conde – estava na casa de familiares de sua esposa identificada comoVerônica Lima da Silva, 26 anos, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e efetuaram disparos.
    Ainda de acordo com a Polícia Militar, a mulher gestante foi atingida com um disparo na perna esquerda e socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa onde permanece internada em estado regular.
    Outro crime
    Na noite deste domingo (24), no conjunto Cidade Verde, no Bairro das Indústrias, Davi Rodrigues da Silva, 13 anos, foi baleado na frente de casa. Ele tentou correr dos disparos, mas foi perseguido pelos criminosos. O adolescente ainda foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas morreu horas depois.
    Durante os disparos, outro menor foi baleado e levado para o Trauma da Capital onde permanece internado em estado regular.
    Familiares lamentaram a morte de Wesley Magno e informaram que a vítima não tinha envolvimento com crimes nem possuía ficha criminal.

    quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


    PM perde controle de veículo e colide com outdoor na Leste/Oeste

    Segundo o CBMAL, se não fosse o outdoor, o acidente poderia ganhar contornos trágicos.
    Vanessa Alencar
    Vanessa Alencar/Alagoas24horas
    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste
    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste
    Um soldado da Polícia Militar (PM/AL), identificado apenas como Alexssandro, ficou levemente ferido na tarde desta quarta-feira, 20, depois que o veículo que ele conduzia – um Corsa sedan metálico de placa MVE 8111, de Maceió/AL - colidir em um outdoor na Avenida Leste/Oeste, no sentido Farol/Mangabeiras.
    Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL), se não fosse o outdoor, o veículo teria despencado na Grota Pau D´arco, no Vale do Reginaldo, e o acidente poderia ganhar contornos trágicos.
    Antes de colidir com a placa de anúncio publicitário, o carro – que ficou destruído - também atingiu uma barreira de proteção de concreto que ficava ao lado da pista.
    De acordo com o sargento Oscar, do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), a vítima contou que perdeu o controle na curva e não conseguiu evitar a colisão. “Ele sofreu um pequeno ferimento no rosto, mas não quis atendimento médico”, informou o sargento, que preferiu não fornecer a identidade completa do condutor.
    Ainda segundo o policial, uma guarnição do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) foi acionada para realizar um teste do bafômetro no condutor do Corsa, que aguarda na viatura do BPE. Equipes do CBMAL e a perícia do Detran já estão no local.
    Devido a colisão, o trânsito está lento nos dois sentidos da Avenida Leste/Oeste. Os bombeiros alertam que o outdoor corre risco de desabamento.

    Galeria de Imagens

    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste
    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste
    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste
    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste
    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste
    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste
    Corsa colidiu com outdoor na Leste/Oeste